Nossa Empresa

A TOBASA BIOINDUSTRIAL DE BABAÇU S/A é uma empresa brasileira, pioneira no desenvolvimento de tecnologias e processos para o extrativismo florestal e o aproveitamento integral do coco de babaçu, a qual gera “economia circular" e “soluções sustentáveis” para diversos setores da indústria. A Companhia contempla em seu parque industrial – com 175.000 m² de área total – a maior fábrica de carvão ativado de coco da América Latina. 


Desde a sua fundação em 1968, a TOBASA se destaca pela inovação no desenvolvimento da cadeia de suprimento e no aproveitamento integral do coco de babaçu, que envolve desde a quebra, a cata e a coleta do fruto até o processamento tecnológico de seus produtos. Hoje, constitui-se no único complexo industrial do gênero existente no país, produzindo óleo, torta  proteica, biomassas energéticas, farinhas amiláceas, álcool amiláceo e carvão ativado. Além disso, é a empresa líder – no Brasil – em produção e fornecimento de Carvão Ativado de Coco.

Com 51 anos de tradição, a TOBASA é um dos grupos industriais mais respeitados do Tocantins e da região norte do Brasil, com diversos prêmios e reconhecimentos por sua elevada abrangência social, econômica e ambiental, bem como pela sua importância na geração de empregos diretos e indiretos e, também, por suas realizações tecnológicas inovadoras. Neste contexto, a TOBASA tornou-se referência no Brasil como empreendimento único e pioneiro, gerando, em consequência, patente, teses de mestrado e doutorado, bem como projetos de pesquisa em parceria com universidades e instituições de pesquisa, originando trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Nossa Tobasa

O Projeto TOBASA realiza o aproveitamento sustentável da tradicional cultura florestal nativa da região, desde a cata e a coleta do coco de babaçu até a sua industrialização. A Empresa desenvolve, permanentemente, tecnologias aplicadas ao aproveitamento integral do coco, num modelo bioindustrial de valorização econômica desta rica biodiversidade da Floresta Amazônica.

Nossa Missão

Empreender e administrar a cadeia produtiva do coco de babaçu para fornecer aos nossos clientes produtos de excelênciaobtidos de forma sustentávela partir das florestas nativas, gerando renda às comunidades agroextrativistas do Tocantins e maximizando os resultados sobre o capital investido.

Nossa Visão

Ser referência mundial como uma bioindústria na Amazônia de aproveitamento integral do coco de babaçu a partir de inovações tecnológicas, proporcionando benefícios socioambientais e contribuindo para o bem-estar da sociedade e da biodiversidade.

Nossos Valores

- Ética e Transparência 

- Respeito e Sustentabilidade

- Confiança e Otimismo

- Empreendedorismo e Inovação

- Coragem e Perseverança

- Idealismo e Patriotismo

Nossa História

A TOBASA foi fundada em 1968 – e inaugurada em 1970 – pelo visionário Edmond Baruque, com o propósito inicial de processar as amêndoas originadas do coco de babaçu, que constituem apenas 6% do seu peso, para a produção de óleo e de torta de babaçu; à época, vale lembrar, não havia tecnologia disponível para viabilizar o aproveitamento integral do coco.

Com seu espírito empreendedor, esse  engenheiro civil – inconformado com o desperdício de 94% do restante do coco – dedicou-se, incansavelmente, a buscar e a desenvolver tecnologias inovadoras que pudessem viabilizar economicamente o aproveitamento integral do fruto. Esse legado – de entusiasmo e idealismo – foi transmitido a um de seus quatro filhos, o então jovem e recém-formado  engenheiro químico Edmond Baruque Filho, que – determinado e com visão empresarial – deu continuidade e impulsionou o projeto pioneiro iniciado por seu pai. Assim, a segunda geração da família uniu-se à primeira na administração e nas diretrizes da TOBASA, promovendo o crescimento e a verticalização da Empresa.

A partir de então, pai e filho passaram a dedicar-se – com coragem, perseverança e inabalável convicção – ao desenvolvimento de tecnologias próprias para o processamento integral do coco de babaçu, que tornassem viável a industrialização da riqueza remanescente do coco para a geração de novos produtos comerciais. Nessa longa empreitada, os Baruque lograram pleno êxito, pois implantaram a inventiva máquina de cortar coco, a destilaria pioneira de álcool de babaçu e os inovadores fornos de carboativação. Ademais, introduziram uma nova e benéfica tecnologia social nas áreas florestais de atuação geoeconômica da empresa – a "cata do coco de babaçu".

Ao longo da trajetória da TOBASA – que se confunde com a própria história da família Baruque – diversos desafios foram enfrentados, mas, também, comemoraram-se inúmeras conquistas e importantes reconhecimentos foram obtidos; algumas passagens dessa memória estão registradas abaixo...

 
Nossos Parceiros
kaeté investimentos
embrapa
abrafipa
uft
sebrae
gct
tocantinópolis